sábado, 3 de maio de 2014

Introdução

Boa tarde à todos.
Este blog foi desenvolvido para abordar o tema antiparasitários de uma forma mais dinâmica durante a matéria Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária da FMVZ-USP pelas alunas Letícia Martins, Jéssica Dias e Robertta Nogueira, todas cursando o 5ºsemestre.

Aqui daremos informações sobre o uso de antiparasitários em aves e peixes e tentaremos abordar tanto os animais usados para produção como também os pets.

Por que é tão importante o uso destes produtos?

Os parasitas podem ser helmintos (nematóides, cestóides e trematóides), protozoários ou ectoparasitas e estes podem causar no hospedeiro perda de peso, crescimento tardio, predisposição a outras doenças, menor absorção e digestão de nutrientes, interferência no fluxo dos alimentos, lesões teciduais, perda de sangue e de proteína, entre outros problemas.
Portanto, o uso de antiparasitários é muito importante seja para a saúde da criação quanto para a do indivíduo.
A finalidade do tratamento é, além de tratar o animal, limitar a eliminação de ovos e larvas nas fezes e, consequentemente, reduzir o número de estágios infectantes no meio onde vivem os hospedeiros.


Referências
Spinosa, H.S.; Górniak, S.L.; Bernardi, M..M. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. 4.ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário